domingo, 21 de fevereiro de 2010

Concentração em Caxambu para o Supercampeonato


Jogadores do Botafogo embarcam em ônibus com destino a "estação hidromineral" em Caxambu, onde se concentrariam para estréia no Supercampeonato de 1958. No alto, Garrincha, Quarentinha e Ronald. À direita, de pé, Nilton Santos. No centro, "close" do Cacá. Na esquerda, com o ônibus ao fundo, Paulo Amaral, Dr. Hilton Gosling, Didi e Pampolini.

Botafogo em Malmoe, Suécia, 1959


Os botafoguenses (da esquerda para direita) Amarildo, Rossi, Adalberto, Cetale, Ronald e Ayrton no banco de reservas de partida contra time sueco, na cidade de Malmoe, Suécia. A tournê européia aconteceu em 1959 e durou 90 dias. Detalhe para a separação entre o campo e a torcida, a cargo de uma simples cordinha. Ê povo civilizado!

Meu amigo Ronald


Luiz Mendes homenageia o amigo Ronald com bela crônica em que relembra sua estréia no Maracanã, ocasião em que, sob a batuta do treinador Geninho, substituiu Bauer, craque da seleção brasileira de 50.

San Siro 1959


Ronald disputa bola com Liedholm, meio-campo e capitão do Milan (assim como havia sido da seleção sueca). Na foto vê-se também os botafoguenses Didi e Cetale. A partida aconteceu em 1959 no estádio San Siro, em Milão.

Ronald e João Saldanha: amizade de décadas


A amizade de Ronald e João Saldanha vem desde os tempos de Neném Prancha, com seus times de praia em Copacabana. João era conhecido da família Alzuguir desde os anos 30, quando ele e Alfredo (irmão mais velho de Ronald) atuaram no Posto 4, time do popular "filósofo do futebol". Ao longo de sua trajetória no time profissional do Botafogo, Ronald teve João como técnico, além do extraordinário Geninho (Efigênio Bahiense). Quando passou a se dedicar com exclusividade à Odontologia, teve a oportunidade de atendê-lo (e à família Saldanha) em seu consultório.

Ronald contundido violentamente no torneio Rio - São Paulo


Reportagem publicada em 15/08/1957. Na foto, Ronald, contundido, é carregado para fora de campo pelo goleiro Amaury, ajudado pelo zagueiro Beto e pelo Dr. Carvalho Leite, médico e antigo craque do Botafogo. João Saldanha esperava a recuperação de Ronald para jogo contra o Olaria.

Quantos quilos Ronald perdeu por partida!


Jornal não identificado publica quantos quilos Ronald havia perdido nas partidas do Botafogo contra Bangu (4 kg!), Flamengo (2,6 kg) e Fluminense (2,3 kg).

"Ronald retornará" - estréia de João Luiz Albuquerque no jornalismo esportivo


João Luiz Albuquerque, amigo de infância de Ronald, fez a sua estréia no jornalismo esportivo em reportagem publicada pela revista Folha Seca nº 22. Em "Ronald retornará", João Luiz descreve os percalços de seu companheiro de peladas de rua em Copacabana, às voltas com problemas de contusão que o tiraram de campo em 1958.