domingo, 31 de janeiro de 2010

Ronald e Zagalo


Recorte não identificado de 1960. Preparação física para jogos do campeonato (Paulo Amaral era o preparador). Na época, Ronald substituiu Nilton Santos em algumas partidas, na posição de 4º zagueiro.

Partindo para concentração em São Lourenço


Ronald e Garrincha dão entrevista ao embarcar num ônibus para São Lourenço, onde ficariam concentrados se preparando para a disputa do Super-Super Campeonato de 1958. Garrincha, segundo Ronald, era a alegria do grupo (dentro e fora de campo): nas viagens de ônibus, sentava sempre lá pra trás, em geral com Quarentinha, puxava sambas, cantava e batucava. Bons tempos!

Embarque para a Europa em 1959


Reportagem de jornal não identificado, cobrindo o embarque das delegações do Botafogo e do Vasco no Constelation (quadrimotor) da Pan-Air do Brasil. Os times ficariam 3 meses fora do país, jogando contra os maiores times europeus. Na foto central, Ronald conversa com João Havelange, então presidente da CBF, e Bellini, capitão do Vasco. Na ocasião, o nome de Ronald chega a ser aventado para integrar a Seleção Brasileira. Também aparecem Didi (e esposa) e Garrincha.

"Jogo do Século" contra o Santos de Pelé


Meados de 1959. Botafogo em turnê internacional. Ronald defende a nº 4 nos maiores estádios da Europa: San Siro, Olímpico de Roma, Santiago Bernabéu e Olímpico de Helsinki. Nas mais de vinte partidas de que participou, não deu colher chá para craques como Evaristo (Barcelona), Puskas, Vavá, Canário, Del Sol, Gento (Atlético de Madri) e Liedholm (Milan), capitão da seleção sueca - a nata de atacantes da Europa. Em La Coruña, dificultou a vida de Pelé naquele que a imprensa batizou de Jogo do Século: Santos de um lado, Botafogo (com Garrincha) do outro. Ficaram com a segunda colocação e a medalha Teresa Herrera de prata.

Campeão dos Jogos Infantis de 1952


Patrocinado pelo Jornal dos Sports, o campeonato de futebol infantil carioca de 1952 terminou com a vitória do Botafogo sobre o Bangu, no Estádio do Fluminense. As medalhas foram entregues no final da partida pelo jornalista e escritor Mário Filho, proprietário do jornal. Ronald era o capitão do time, cujo treinador era o lendário Neném Prancha (Antônio Franco).

"Herói do Clássico" - é mole?


Reportagem do jornalista Geraldo Romualdo da Silva - um dos mais famosos da época - publicada no Jornal dos Sports em 1959. Geraldo traça perfil biográfico de Ronald, com direito a fotografias com os sobrinhos, Dedé e Lú, e a mãe, D. Maria Hanna Alzuguir.

Ronald: grande figura em Campo


Disputa do Super-Super Campeonato entre Vasco, Botafogo e Flamengo. Reportagem de 1958, por ocasião da vitória do Botafogo sobre o Vasco. Ronald - na foto desarmando o centroavante Delém - é destacado como "a grande figura do campo".

Figurinha nº 114: Ronald do Botafogo


Ronald é a figurinha nº 114 de um Álbum de Figurinhas ("Reis do Futebol"? - não se lembra ao certo) vendido em bancas de jornal em fins da década de 50.