domingo, 14 de março de 2010

Pérolas do Gentil - Parte I


"Conheci inicialmente o filho de Gentil Cardoso, Newton, que era técnico de nosso time juvenil do Botafogo e que posteriormente se formou em Medicina, passando então a se dedicar a esta profissão. Seu pai, Gentil Cardoso, foi muito famoso no futebol brasileiro. Foi treinador de times como Vasco, Botafogo, Fluminense e Bangu, entre outros. O time do Bangu era excepcional na época, contando com Rafanelli, Mirim, Pinguela, Zizinho (ex-Flamengo), Nívio, Joel, Moacir Bueno, Djalma, entre outros.

Lá aconteceu um episódio muito gozado que me foi passado pelo falecido Dr. Hilton Gosling, que lá trabalhava (mais tarde, por muitos anos, serviria à Seleção Brasileira).

Foi assim: era uma tarde de treinamento de desintoxicação, bate-bola, apenas para relaxar. E lá estava o Gentil com o seu famoso megafone que tinha seu nome gravado em letras que acompanhavam o formato cônico do equipamento.

O bate-bola e as brincadeiras corriam naturalmente, quando o Gentil percebe a chegada dos dirigentes banguenses e dentre eles o presidente do clube, Sr. Guilherme da Silveira, o Silveirinha, dono da famosa Fábrica Bangu de Tecidos.

Querendo marcar presença e autoridade, o Gentil pega o megafone e diz:

- “Alô alô Mirim, alô alô Mirim” - e a voz dele ecoa pelo estádio banguense. Ao se virar em direção ao chamado, o irreverente Mirim recebe a ordem: “Dê duas voltas no campo.”

Para espanto de Gentil, o craque banguense, que “brincava” lá do outro lado do campo, põe as mãos na boca imitando o formato do megafone do treinador e grita a seguinte resposta: “Alô alô Gentil, vai pra puta que o pariu!!!” (com rima e tudo).

Espanto e gozo geral (e punição exemplar para o grande jogador)...

Lembro-me que o Dr. Hilton, extremamente reservado, contava essa história com certo constrangimento, sem conseguir conter o riso."

Texto de Ronald Alzuguir

Um comentário:

  1. Esse Mirim era um autêntico Bilontra!!! Grande Ronald Marreta! Que alegria acompanhar suas memórias. Espero ansioso pelos "causos" das partidas contra o Vascão!!! Valeu Rodrigão!

    ResponderExcluir